Menu Menu
Portal do Cliente: Usuário: Senha:

Registro de Domínios

O domínio, popularmente conhecido como endereço virtual ou endereço na Internet, é  utilizado para identificar, localizar, e acessar na grande rede mundial o computador em que determinada página foi publicada (www.i9master.com.br), ou serviço de e-mail está em operação (exemplo@i9master.com.br).

Assim como uma página possui seu dono, e serviços de e-mail também, o domínio deve referenciar uma única página e serviço de e-mail. Por este motivo, deve ser de propriedade de uma única pessoa ou empresa, que necessita, dentre os endereços ainda disponíveis na Internet, escolher e reservar o domínio por meio de registro. O registro de domínio é realizado normalmente pelo período de um ano, sendo possível a sua prorrogação antes da data de vencimento exclusivamente pelo proprietário. A não renovação do registro possibilita a realização do registro por outra pessoa, e consequente perda dos direitos.

Existem duas principais categorias de domínios. Os domínios nacionais, terminados com ".br" no caso do Brasil, e os internacionais, terminados em ".com", ".net", ".org", etc. Alguns países também comercializam internacionalmente domínios nacionais por suas siglas referenciarem outras expressões, como o ".tv" da pequena ilha de Tuvalu referenciar a palavra televisão, ou o ".am" da Armênia e o ".fm" da Micronésia referenciarem as modulações de frequencias de rádio. No Brasil, o domínio ".org.br" é restrito para entidades sem fins lucrativos, sendo necessário o envio de documentação que comprove a atividade para a realização do registro.

Os subdomínios (exemplo.i9master.com.br), tal como apartamentos em um edifício ou ramais em uma central telefônica, são partes de um domínio que possuem uso e características semelhantes ao domínio principal, não sendo necessário a realização de registro separadamente. O suporte ao subdomínio depende das características do serviço de hospedagem contratado.